O 1º Plano de Governo Aberto do Estado de Goiás, previsto para vigorar entre 2025 e 2027, está em fase final de desenvolvimento e já se destaca pela ampla participação popular. O plano, que visa fortalecer a transparência e a participação cidadã na gestão estadual, contou com a colaboração direta da sociedade em todas as suas etapas.
Em duas consultas públicas organizadas pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE), os cidadãos tiveram a oportunidade de definir prioridades e contribuir com ideias. Na primeira consulta, mais de 50 mil goianos ajudaram a estabelecer os eixos fundamentais do plano: Participação Social, Ouvidoria, Transparência e accountability.
Na segunda etapa, concluída em outubro, 55.554 pessoas participaram, indicando quais ações dentro desses eixos devem ser priorizadas. A CGE avaliou o resultado das consultas como um indicativo do engajamento crescente dos cidadãos goianos, que se mostram cada vez mais dispostos a participar ativamente da gestão pública, garantindo que as políticas e os serviços oferecidos pelo Estado sejam mais transparentes e eficientes.
Com início previsto para 2025, o 1º Plano de Governo Aberto de Goiás será um marco no compromisso de tornar a administração pública estadual mais aberta e conectada às demandas da sociedade.