*Destaque, Brasil Biden confirma presença no Rio para Cúpula do G20 em ligação com Lula

Presidente dos EUA também visitará Manaus antes do evento

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou por telefone nesta quinta-feira (7) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, confirmando sua participação na Cúpula de Líderes do G20, que acontecerá nos dias 18 e 19 deste mês, no Rio de Janeiro. A conversa, que durou cerca de 30 minutos, foi solicitada por Biden, conforme informou o Palácio do Planalto.

Além de confirmar sua ida ao Rio, Biden também anunciou a adesão dos Estados Unidos à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada pelo Brasil. Os dois líderes discutiram ainda a visita de Biden a Manaus, que ocorrerá antes da cúpula, onde ele deverá participar de ações voltadas para o enfrentamento das mudanças climáticas e a proteção das florestas. Detalhes dessa agenda no Amazonas ainda não foram divulgados.

Durante a ligação, Lula reforçou a amizade e admiração por Biden e elogiou o avanço nas relações entre Brasil e Estados Unidos. Ambos destacaram a colaboração na promoção dos direitos dos trabalhadores através da Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e discutiram a convergência de prioridades dos dois países na transição energética. Biden, por sua vez, ressaltou o papel fundamental do Brasil na preservação das florestas tropicais e no combate às mudanças climáticas, conforme comunicado do Planalto.

A Casa Branca também emitiu nota sobre a conversa, parabenizando Lula pela presidência do Brasil no G20 e destacando os avanços na promoção dos direitos trabalhistas e no combate à fome e pobreza. Biden ainda desejou a Lula uma pronta recuperação após sua recente lesão, e ambos reforçaram o compromisso de manter contato próximo sobre temas regionais e globais, com planos de se reunirem na cúpula.

Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza

Criada pelo Brasil em julho, a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza reúne esforços para financiar programas de combate a esses problemas. Atualmente, 18 países, além da União Africana e da União Europeia, participam da iniciativa, que busca fortalecer o compromisso dos países do G20 e convidados da cúpula com a erradicação da fome e da pobreza global.

Fonte: Agência Brasil

Compartilar
Facebook
Compartilhar
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Facebook

Artigos Relacionados