O governador Ronaldo Caiado elogiou o papel da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE) na recuperação da credibilidade e no fortalecimento do combate à corrupção em Goiás, durante a abertura da 50ª edição do Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal. O evento, que ocorre no Castro’s Park Hotel em Goiânia, marca também os 60 anos da PGE goiana.
Em sua fala, Caiado ressaltou o apoio que tem dado à PGE para supervisionar diversos órgãos estaduais, afirmando que a atuação da Procuradoria foi essencial para o avanço do Estado em diversas áreas. “Desde que comecei o governo, não só valorizei, como fiz questão de dar todo apoio para que a PGE se ocupasse de todos os órgãos, tanto diretos quanto indiretos, da gestão”, declarou. Ele também destacou a contribuição da PGE em questões como a construção do Complexo de Reabilitação e Apoio (Cora) e a renegociação das dívidas de Goiás dentro do Regime de Recuperação Fiscal (RRF).
O evento contou com a presença de figuras de destaque no cenário jurídico, incluindo o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que proferiu palestra sobre “Estado Democrático de Direito: inteligência artificial e desafios da regulação das redes sociais”. Em discurso, Barroso enfatizou a importância da advocacia pública para o controle da legalidade dos atos e da representação da Fazenda Pública.
A 50ª edição do congresso, considerada o evento mais antigo do Direito no Brasil, tem como tema central os “avanços e desafios da Advocacia Pública” na consolidação dos objetivos fundamentais da República Brasileira. O presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Vicente Braga, foi homenageado com o título de cidadão goiano pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, um reconhecimento de sua contribuição à advocacia pública.
Claudiney Rocha, presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Goiás (Apeg), destacou a gestão técnica de Caiado e o papel central que o governo atribui à PGE. “Como procurador do Estado de Goiás, posso testemunhar que o governador Ronaldo Caiado tem feito uma gestão extremamente técnica e escala a PGE como titular nas mais diversas posições,” afirmou Rocha, apontando o reflexo disso em resultados expressivos para o estado.
O procurador-geral do Estado, Rafael Arruda, reforçou a relevância da advocacia pública como uma defensora do Estado Democrático de Direito, destacando a PGE como um “farol jurídico” para Goiás.
Fonte: Agência Cora Coralina