O prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou que 36 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) já estão mobilizados para atender a demanda da capital a partir de segunda-feira (02/12). A ação inclui 20 leitos do Hospital Ruy Azeredo, seis do Hospital das Clínicas (HC) e 10 da Santa Casa de Misericórdia.
“Os pacientes já podem ser encaminhados para o HC. No Ruy Azeredo e na Santa Casa, as vagas serão gradualmente disponibilizadas: dez a partir de segunda e outras dez no dia 9. Mesmo antes de assumir a prefeitura, precisei agir para garantir o atendimento às pessoas,” afirmou Mabel.
Prioridade nas Salas Vermelhas
Uma das estratégias envolve investimentos nas salas vermelhas das UPAs e Cais. “Esses locais precisam oferecer um atendimento rápido e eficiente. Quando o atendimento inicial é adequado, reduzimos o agravamento dos casos, diminuindo a necessidade de UTIs e aumentando as chances de recuperação,” explicou.
Parcerias para a saúde
As ações são fruto de uma força-tarefa integrada entre a futura gestão, o Governo de Goiás, a atual Prefeitura de Goiânia e hospitais parceiros. Além de viabilizar leitos, as medidas incluem reforço na oferta de medicamentos e organização de escalas médicas.
“Não podemos permitir que vidas sejam perdidas por falta de atendimento. Estamos unindo esforços para enfrentar essa crise na saúde da cidade,” concluiu Mabel.