O deputado Bruno Peixoto (UB), presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), foi eleito presidente do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil. A eleição ocorreu na manhã desta quinta-feira (5), durante a 27ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizada no Rio de Janeiro.
Peixoto, que comandará o colegiado por um ano, destacou a importância do fortalecimento do Poder Legislativo estadual. “Pretendo desenvolver um trabalho voltado para a busca de mais autonomia para os legislativos estaduais, fortalecendo suas funções e ampliando sua atuação na prestação de melhores serviços aos cidadãos brasileiros”, afirmou.
A eleição contou com a participação de 23 representantes, entre presidentes de assembleias e deputados estaduais. Após consenso, o nome de Bruno Peixoto foi escolhido de forma unânime. Marcelo Santos (UB-ES) foi eleito vice-presidente, e Tadeu Leite (MDB-MG) ocupará a secretaria-geral.
Foco na integração e representatividade
Bruno Peixoto afirmou que sua gestão buscará a integração entre os estados, o compartilhamento de boas práticas de governança e a ampliação da representatividade dos legislativos estaduais no cenário nacional. Ele reforçou o compromisso com a criação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento socioeconômico dos municípios e melhorem a qualidade de vida da população.
“É uma grande honra para o Legislativo goiano e uma enorme responsabilidade para mim enquanto presidente deste colegiado. Trabalharemos para valorizar o papel essencial dos legislativos estaduais na democracia brasileira e fomentar ações que impactem positivamente nossas cidades”, declarou.
Unale discute futuro da educação no Brasil
A 27ª Conferência Nacional da Unale, que teve como tema principal “O Futuro da Educação no Brasil”, reuniu parlamentares, educadores e especialistas para debater soluções inovadoras para o sistema educacional. Além de Bruno Peixoto, a delegação goiana contou com a presença dos deputados Wagner Camargo Neto (SD), Mauro Rubem (PT), Coronel Adailton (SD), Rosângela Rezende (Agir) e Dra. Zeli (UB).
A posse festiva de Bruno Peixoto no colegiado está marcada para o dia 15 de janeiro de 2025, em Brasília, e simboliza um novo passo para a integração e o fortalecimento dos legislativos estaduais no Brasil.