*Destaque, Goiás, Política A capacidade de gestão de Sandro Mabel se confirma antes da posse

Mesmo antes de assumir oficialmente o comando da Prefeitura de Goiânia, Sandro Mabel (União) demonstra o tom que pretende imprimir à sua gestão: articulação política para além da base ideológica e ações estratégicas para enfrentar os desafios que assolam a nossa capital. Muito foi dito durante o período eleitoral sobre a capacidade de gestão do prefeito eleito, e o que temos visto até o momento comprova a proficiência do gestor. Apenas no último mês, Sandro Mabel reuniu-se com diferentes esferas de poder, lideranças de diversos partidos políticos, no enfrentamento de crises prementes, que deveriam ser responsabilidade ainda da gestão de Rogério Cruz (SD). Além disso, propôs soluções rápidas para questões que foram arrastadas nos últimos anos, demonstrando sua postura de governança ativa.

Eleito, caminhando lado a lado com Ronaldo Caiado (União), o futuro prefeito vem demonstrando uma habilidade há muito não vista no estado, especialmente no que tange às articulações, ao circular e debater com diversos grupos políticos. Diante do período de polarização em que o país e o estado enfrentam nos últimos anos, as previsões para a gestão são positivas, construindo um caminho de diálogo e foco nas questões da cidade, para além das ideologias.

Movimentações e articulações nas diferentes esferas políticas

Um exemplo claro disso é a reunião que teve com representantes do governo federal e a base aliada do presidente Lula na semana passada. Na ocasião, Mabel discutiu a viabilização de um anel viário para Goiânia, um projeto que pode redefinir a mobilidade urbana da capital, junto do deputado federal Rubens Otoni (PT), o superintendente do DNIT, Flávio Oliveira, e Olavo Noleto, secretário executivo de Relações Institucionais do governo Lula. O encontro, divulgado no seu Instagram, demonstra sua capacidade de garantir que Goiânia esteja presente na agenda nacional de investimentos estratégicos.

Lembrando que, no mês de novembro deste ano, Goiânia foi a única capital do Brasil que não se inscreveu na nova etapa do programa do governo federal para receber verbas para investimentos em educação em tempo integral. A inscrição era feita pela internet até 31 de outubro. A informação de ausência de adesão foi confirmada pelo Ministério da Educação (MEC), após denúncia feita pela presidente da Comissão de Educação na Câmara Municipal, a vereadora Kátia Maria (PT).

Da mesma forma, no âmbito estadual e municipal, Mabel tem se aproximado de figuras-chave do cenário político, fortalecendo alianças que devem garantir maior governabilidade a partir de 2025. Uma das ações mais significativas foi seu apoio à recondução de Romário Policarpo à presidência da Câmara Municipal, gesto que promete consolidar um ambiente favorável para a tramitação de projetos importantes, como a revisão da taxa de lixo.

Paralelamente às articulações políticas, Mabel se posiciona como um gestor atento às demandas mais urgentes da cidade. A crise na saúde, que inclui a falta de leitos hospitalares e problemas na gestão de recursos, mobilizou o prefeito eleito a adotar medidas emergenciais. Ele anunciou a abertura de 30 novos leitos em hospitais de referência, com a perspectiva de ampliação para 40 vagas em breve.

Além disso, na última sexta-feira (06/12), durante reunião com a equipe de transição, após estar ciente dos dados apresentados pela Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), o gestor propôs e resolveu uma parceria com a Assembleia Legislativa de Goiás para o uso de um datacenter mais eficiente que vai resolver um problema arrastado por anos na gestão de Rogério Cruz e melhorar a qualidade dos serviços públicos.

O fato é que as ações iniciais sinalizam que a gestão de Sandro Mabel terá como marca o diálogo, a resolutividade e a articulação política. Com foco em temas estruturantes e urgentes, ele já começa a moldar o futuro de Goiânia antes mesmo de assumir a cadeira principal do Paço Municipal. As expectativas para 2024 agora giram em torno de como essa abordagem será transformada em benefícios concretos para os cidadãos goianienses.

Por: Jéssica Neves

Compartilar
Facebook
Compartilhar
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Facebook

Artigos Relacionados