O Plenário da Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nesta quinta-feira (12), em segunda votação, o projeto de lei (PL 318/2023) que institui o Programa de Atenção à Saúde da Mulher na Menopausa e Climatério. A iniciativa, de autoria da vereadora Aava Santiago (PSDB), busca melhorar a qualidade de vida das mulheres por meio da conscientização sobre as mudanças físicas e emocionais enfrentadas nessas fases da vida.
O programa prevê ações de educação em saúde, atendimento médico, psicológico e nutricional especializado. Também estão incluídas campanhas para a prevenção e detecção precoce de doenças relacionadas à menopausa, como osteoporose, câncer de mama e problemas cardiovasculares.
“A menopausa e o climatério são fases naturais, mas podem trazer sintomas que afetam significativamente a vida das mulheres. Este programa poderá oferecer apoio e tratamentos adequados para melhorar a qualidade de vida delas”, destacou a vereadora Aava Santiago.
Entre os serviços previstos estão estratégias para aliviar sintomas como ondas de calor, insônia e depressão, além de orientações sobre cuidados gerais com a saúde.
Com a aprovação, o projeto segue para sanção do prefeito. Caso seja transformado em lei, o Município deverá regulamentar o funcionamento do programa por meio de decreto.