*Destaque, Brasil, Política Lula manifesta preocupação com possíveis mudanças no pacote fiscal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou preocupação com a possibilidade de alterações no pacote fiscal, durante reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta segunda-feira (16). O encontro ocorreu na residência de Lula, em São Paulo, onde ele se recupera de uma cirurgia de emergência realizada na semana passada para conter um sangramento intracraniano.

Haddad destacou que o presidente fez um apelo para que o pacote não seja “desidratado”. “Nós temos um conjunto de medidas que garantem a robustez do arcabouço fiscal. Ele pediu um quadro detalhado para falar com os líderes e garantir que não haja desidratação nas medidas fiscais”, afirmou o ministro.

Principais discussões

Durante a reunião, Haddad apresentou os relatores do pacote e discutiu a necessidade de votação ainda nesta semana, incluindo projetos das reformas microeconômicas. Entre os pontos abordados, estavam questões ligadas ao imposto seletivo sobre armas e bebidas açucaradas, temas que Lula destacou como prioritários devido aos impactos na saúde pública.

“Discutimos com ele todos os detalhes do que foi alterado, para que ele pudesse avaliar e orientar os líderes da base”, acrescentou Haddad.

Recuperação e acompanhamento

Apesar da alta hospitalar recebida no domingo (15), Lula segue em recuperação em sua residência no Alto de Pinheiros, em São Paulo, até pelo menos quinta-feira (19). O presidente, no entanto, tem se mostrado “muito bem disposto”, segundo Haddad, e acompanha de perto as negociações sobre a reforma tributária no Congresso Nacional.

Na semana passada, o Senado aprovou o Projeto de Lei Complementar 68/2024, principal texto de regulamentação da reforma tributária. O projeto retornou à Câmara dos Deputados após sofrer alterações no Senado, onde os parlamentares terão a palavra final sobre sua aprovação.

Fonte: Agência Brasil

Compartilar
Facebook
Compartilhar
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Facebook

Artigos Relacionados