Parceria entre Estado e Município reduz tempo de espera e amplia oferta de leitos na capital
O Gabinete de Crise das UTIs de Goiânia, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), obteve resultados expressivos ao encaminhar 1.082 pacientes para internação em leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em apenas 18 dias de atuação.
Com acompanhamento diário das solicitações, todas as demandas por leitos foram atendidas em menos de 24 horas, reduzindo de forma significativa o número de pacientes que aguardavam por vagas. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, a parceria foi fundamental:
“A parceria se mostrou eficaz ao reduzir o tempo de espera dos pacientes nas unidades, além de identificar e corrigir rapidamente as dificuldades enfrentadas pela equipe de trabalho”, afirmou Rasível, que acompanha diariamente as reuniões do gabinete.
Abertura de novos leitos
Além de otimizar o uso das vagas existentes, o trabalho do Gabinete de Crise possibilitou a ampliação da oferta com a abertura de leitos em diferentes unidades hospitalares, como:
- 20 leitos de UTI adulto no Hospital Ruy Azeredo;
- 16 leitos de UTI no Hospital das Clínicas (10 adultos e 6 pediátricos);
- 40 leitos de UTI (20 adultos, 10 pediátricos e 10 neonatais) e 32 leitos de enfermaria no Hospital Estadual de Águas Lindas.
Com essas medidas, as solicitações diárias por leitos de UTI caíram de uma média de 24 para 5, enquanto os pedidos de enfermaria foram reduzidos de 174 para 78.
“Nunca houve um funcionamento tão eficiente, mesmo enfrentando uma crise como essa”, destacou o médico Elter Borges, da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.
Aliança com o Samu e Corpo de Bombeiros
Durante reunião nesta segunda-feira (16), o Gabinete de Crise anunciou uma aliança entre os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Região Metropolitana, envolvendo os municípios de Aparecida de Goiânia, Trindade e Senador Canedo. O objetivo é apoiar o transporte de pacientes e reforçar o atendimento de urgência na capital.
As equipes se comprometeram a:
- Disponibilizar profissionais do Samu para atuar no plantão de Goiânia com pagamento de hora extra;
- Contar com apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), que tripulará ambulâncias do Samu para realizar transportes entre hospitais.
Além disso, a SMS confirmou a convocação de novos técnicos de enfermagem para atuar nas UPAs e Cais de Goiânia.
Atuação do Gabinete de Crise
Criado pela SES-GO, o Gabinete de Crise tem a missão de monitorar, planejar e coordenar ações integradas para mitigar a crise na saúde pública. A estratégia inclui unidades municipais que repassam informações diariamente para o gabinete central, garantindo um monitoramento eficaz e respostas rápidas.
Os resultados reforçam a importância da cooperação entre os órgãos públicos e destacam a atuação eficiente para melhorar o acesso e a qualidade do atendimento à população.