Uma associação de familiares e autoproclamadas “vítimas” do 8 de janeiro realizará nesta quarta-feira (8) um evento online para contestar as iniciativas do governo federal em memória à tentativa de golpe ocorrida no dia 8 de janeiro de 2023. A live, intitulada “8 de janeiro: Dois anos de farsa”, contará com a participação de parlamentares como Eduardo Girão (Novo-CE), Magno Malta (PL-ES), Bia Kicis (PL-DF) e Marcel Van Hattem (Novo-RS).
Enquanto o Planalto promove ações oficiais como o “Abraço da Democracia” e debates públicos sobre o ataque, os bolsonaristas buscam reescrever os eventos do dia. A transmissão terá duração prevista de oito horas, reforçando a narrativa que questiona as investigações e desdobramentos judiciais relacionados ao caso.
O ministro do STF Alexandre de Moraes já havia alertado, no início de 2024, que qualquer ato exaltando os movimentos golpistas seria considerado apologia ao golpe de Estado, com implicações legais. Em entrevista à Veja, Moraes enfatizou:
“Não se comemora tentativa de golpe. Não se comemora tentativa de derrubar os Poderes constituídos. Isso é crime também.”