Em uma parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Google, uma nova funcionalidade promete revolucionar o atendimento de emergências no Brasil. Usuários de celulares com sistema operacional Android 5.0 ou superior agora terão sua localização compartilhada automaticamente ao realizar chamadas para serviços de emergência, como o SAMU, polícia e bombeiros.
O recurso, batizado de Serviço de Localização de Emergência (ELS), dispensa a instalação de aplicativos adicionais, funcionando de forma integrada ao sistema Android. Além disso, foi projetado para operar em condições adversas, como em áreas com conexão de internet instável.
Privacidade garantida
A Anatel reforça que o serviço respeita a privacidade dos usuários: as informações de localização são compartilhadas apenas durante ligações de emergência e não são armazenadas ou acessadas fora desses casos.
“Essa tecnologia será essencial para aumentar a rapidez e a precisão no tempo de resposta dos resgates, permitindo que mais vidas sejam salvas”, destacou a agência reguladora.
Mais eficiência nos atendimentos
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), por exemplo, inicia seus atendimentos com o chamado telefônico, quando são dadas orientações iniciais sobre os primeiros cuidados. Com o novo sistema, será possível localizar vítimas com maior precisão e agilidade, garantindo um atendimento mais eficiente.
A funcionalidade, lançada oficialmente na quarta-feira (22), já está disponível em todos os dispositivos Android 5.0 no Brasil e é mais um passo em direção à modernização e eficácia dos serviços de emergência no país.