Goiânia, foi classificada como a segunda capital brasileira com melhor qualidade de vida, de acordo com o Índice de Progresso Social (IPS). O levantamento, que avalia 53 indicadores relacionados ao desempenho social e ambiental, colocou Goiânia atrás apenas de Brasília (DF) e à frente de cidades como Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).
Destaques no ranking
Entre todas as cidades brasileiras avaliadas, Goiânia ocupou a quarta posição geral, ficando atrás de Gavião Peixoto (SP), Brasília (DF) e São Carlos (SP). Os indicadores em que a capital goiana mais se destacou foram:
- Água e Saneamento: 91,88 pontos;
- Moradia: 94,96 pontos.
No entanto, Goiânia apresentou um desempenho mais baixo em indicadores como Segurança Pessoal (62,25) e Inclusão Social (37,02). Apesar disso, a capital alcançou uma pontuação total de 70,49, superando Florianópolis (69,56) e Curitiba (69,36).
O que é o IPS?
O Índice de Progresso Social (IPS) é um levantamento realizado pela organização Social Progress Imperative, que avalia territórios considerando aspectos sociais e ambientais, indo além do crescimento econômico.
Desde 2014, o IPS Global é publicado anualmente para medir o progresso de 170 países. No Brasil, o índice utiliza dados de fontes como o IBGE, Ministério da Saúde, Inep, SNIS, e outras instituições oficiais, para criar um panorama das condições de vida nas cidades, estados e municípios.