O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (12), uma nova seleção de 100 mil unidades habitacionais no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida. O anúncio foi feito pelo ministro das Cidades, Jader Filho, durante o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O detalhamento da seleção será apresentado às 14h, em reunião com outros ministérios e prefeitos que participam do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.
Jader Filho convidou os gestores municipais a acompanharem a reunião, onde serão fornecidas todas as informações sobre a nova seleção. “Convido prefeitos e prefeitas a participarem da reunião de hoje à tarde. Lá, vamos dar todas as informações dessa nova seleção, que será realizada com recursos do Orçamento Geral da União e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)”, afirmou.
O ministro destacou que o governo pretende fazer alterações na estratégia de utilização do FGTS para facilitar o acesso dos municípios aos recursos. “Vamos conversar com o fundo e propor mudanças para que os prefeitos possam acessar esses recursos de forma mais ágil, criando novas infraestruturas de água, esgoto e mobilidade, melhorando a qualidade de vida da população”, explicou.
Prioridade para projetos maduros
Jader Filho ressaltou que prefeituras com projetos considerados “mais maduros” terão prioridade na nova seleção. “Quem mora de aluguel, em áreas de risco ou nas ruas tem pressa. Por isso, vamos agilizar o processo, priorizando projetos que já estão mais avançados e empresas que já têm propostas prontas. O objetivo é que esses projetos virem obras o mais rápido possível”, afirmou.
O ministro também mencionou que a nova seleção incluirá ajustes para corrigir problemas identificados em seleções anteriores. “Vamos melhorar o processo, verificando o que não deu certo e atualizando a forma como faremos essa seleção para garantir maior agilidade”, completou.
Outras seleções em andamento
Além do Minha Casa, Minha Vida, o governo prepara duas outras seleções: uma para contenção de encostas e outra para drenagem. “Faremos também uma seleção com os governos estaduais para prevenção em regiões afetadas pela seca, além de uma seleção específica para abastecimento de água rural”, explicou Jader Filho.
As iniciativas reforçam o compromisso do governo federal em ampliar o acesso à moradia digna e melhorar a infraestrutura urbana e rural, promovendo o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida em todo o país.