*Destaque, Goiás, Política Programa Nova Mobilidade é publicado no Diário Oficial de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (17/2) o Decreto nº 1.061/2025, que institui o Programa Nova Mobilidade. A iniciativa, anunciada há dez dias, estabelece diretrizes para a modernização e integração do trânsito, transporte coletivo e mobilidade ativa na capital. Entre as medidas previstas estão a criação de faixas preferenciais de ônibus, a conversão livre à direita em cruzamentos semaforizados e a modernização do sistema semafórico.

O programa também inclui a ampliação da malha cicloviária, melhorias nas calçadas, implantação de um sistema de bicicletas compartilhadas e modernização da sinalização de trânsito. O objetivo é transformar Goiânia em uma cidade mais conectada e acessível, com soluções inovadoras para os desafios da mobilidade urbana.

Principais ações do programa

  1. Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT): Será criada uma central que utilizará tecnologia para monitoramento em tempo real do trânsito e transporte público. A estrutura contará com câmeras, radares, semáforos inteligentes e integração com a plataforma Google Waze for Cities.
  2. Metronização do transporte coletivo: O conceito visa dar aos ônibus características operacionais semelhantes às dos sistemas ferroviários, como maior previsibilidade e eficiência nos deslocamentos.
  3. Faixas preferenciais de ônibus e conversão livre à direita: Nos primeiros 100 dias de implementação, serão criadas faixas exclusivas para ônibus e permitida a conversão livre à direita em cruzamentos semaforizados, com o objetivo de agilizar o tráfego.
  4. Campanha de educação no trânsito: Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, será realizada uma campanha para conscientizar a população sobre as novas regras e práticas de mobilidade.

Parcerias e planejamento

Para viabilizar as ações, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito poderá firmar parcerias com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e empresas do setor privado. Além disso, o Plano de Mobilidade Urbana de Goiânia (PlanmobGyn) será atualizado em até 180 dias para alinhar as novas diretrizes ao planejamento da cidade.

Declarações das autoridades

O prefeito Sandro Mabel destacou que o programa busca promover soluções inovadoras para a mobilidade urbana. “Com a implementação do plano, vamos transformar Goiânia em uma cidade mais conectada e acessível”, afirmou.

Já o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, reforçou o compromisso com o transporte coletivo. “Estamos priorizando o desenvolvimento de soluções que valorizem o transporte coletivo como uma opção viável e atrativa para os cidadãos de Goiânia e Região Metropolitana”, disse.

Próximos passos

O Programa Nova Mobilidade começa a ser implementado imediatamente, com as primeiras ações previstas para os próximos 100 dias. A expectativa é que as mudanças tragam benefícios significativos para a fluidez do trânsito, a eficiência do transporte público e a qualidade de vida dos goianienses.

Com informações da Prefeitura de Goiânia.

Compartilar
Facebook
Compartilhar
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Facebook

Artigos Relacionados