A primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, inaugurou, nesta quarta-feira (19/03), a nova sede da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Aparecida de Goiânia, localizada no Parque Veiga Jardim. Durante a cerimônia, Gracinha também entregou uma nova viatura para reforçar o trabalho da unidade, totalizando seis veículos à disposição da delegacia. A iniciativa faz parte dos esforços do governo estadual para combater a violência contra as mulheres e oferecer um ambiente seguro e acolhedor para vítimas de agressões.
Compromisso com a proteção das mulheres
Gracinha Caiado, que também é coordenadora do Goiás Social, destacou a importância da Deam no enfrentamento à violência de gênero. “Desde o primeiro momento do governo, trabalhamos arduamente para combater o feminicídio e a violência contra as mulheres. A Deam é uma ferramenta extremamente importante para que elas tenham proteção e cuidado em um momento tão delicado como o de vir prestar queixa em uma situação de agressão”, afirmou.
A primeira-dama reforçou o compromisso do governo em apoiar as mulheres e oferecer ferramentas para que possam reconstruir suas vidas. “Vamos trabalhar todos os dias para apoiar a mulher em todas as ocasiões, dando oportunidades e ferramentas para que elas possam mudar o curso de sua vida”, completou.
Novas ferramentas e estrutura
A nova Deam de Aparecida de Goiânia soma-se a outras 26 unidades do gênero espalhadas pelo estado, todas voltadas para o atendimento e acolhimento de mulheres em situação de violência. O delegado-geral da Polícia Civil, André Ganga, explicou que as equipes da delegacia utilizarão uma ferramenta de inteligência artificial para priorizar os casos de maior gravidade. “Isso permite o ranqueamento da gravidade da situação dessas mulheres e, assim, temos condições de acompanhar cada uma de forma mais pontual e certeira”, disse.
A titular da nova Deam será a delegada Bruna Coelho Soares, que assumirá a responsabilidade de coordenar os trabalhos na unidade. Além disso, o espaço onde funcionava a antiga delegacia da mulher, na Vila Brasília, está passando por reformas e, em breve, retomará os atendimentos, funcionando 24 horas por dia.
Investimentos em proteção e segurança
A inauguração da nova sede da Deam faz parte de uma série de investimentos do Governo de Goiás no combate à violência contra as mulheres. Em 2020, foi criado o Batalhão Maria da Penha, que atua em 16 municípios com equipes especializadas. Em 2023, o estado lançou o Aplicativo Mulher Segura, que permite às mulheres solicitarem auxílio policial de forma rápida em situações de risco.
No ano passado, a Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (DEAEM), em Goiânia, também foi ampliada e revitalizada, recebendo novas viaturas, armas e coletes balísticos para reforçar a segurança das equipes e melhorar o atendimento às vítimas.
Próximos passos
Gracinha Caiado anunciou que todas as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) do estado passarão por reformas e reestruturações para garantir um acolhimento mais digno e humanizado às vítimas. A iniciativa reforça o compromisso do governo em fortalecer as políticas de proteção às mulheres e combater a violência de gênero em Goiás.
A nova Deam de Aparecida de Goiânia representa um avanço significativo na luta pelos direitos das mulheres, oferecendo um espaço seguro e equipado para o atendimento de vítimas de violência doméstica e familiar. A expectativa é que a unidade contribua para a redução dos índices de violência e para a promoção da igualdade de gênero no estado.
Com informações da Agência Cora Coralina