Pesquisa Quaest/Genial divulgada na última quarta-feira (2), indica a maior rejeição ao governo Lula desde o início de seu mandato, em 2003. De acordo com o levantamento, 56% desaprovam a administração do petista, e 41% está satisfeito com a gestão. Esta é a quarta alta consecutiva. Em janeiro, a reprovação era de 49%, o que evidencia um aumento de sete pontos percentuais.
Foram entrevistadas 2.004 pessoas, de forma presencial, entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Regiões
A pesquisa apontou que, no Nordeste, região historicamente marcada por apoios ao presidente Lula, caiu sete pontos, o mesmo índice da rejeição nacional. Os que aprovam passaram de 59% para 52%. Entretanto, segue com maior aprovação a administração do petista em todas as regiões do país.
- Nordeste: 52% de aprovação; 46% de desaprovação
- Sudeste: 37% de aprovação; 60% de desaprovação
- Sul: 34% de aprovação; 64% de desaprovação
- Centro-Oeste/Norte: 44% de aprovação; 52% de desaprovação
Repercussão Internacional
A rejeição ao governo Lula teve repercussão em diversos veículos de imprensa internacionais. A agência de notícias Reuters destacou que esse é o maior índice de desaprovação registrado nos três mandatos não consecutivos de Lula, atribuindo o aumento da insatisfação popular a fatores como a inflação elevada e a proximidade das eleições presidenciais de 2026. O portal U.S. News & World Report enfatiza que a maioria dos brasileiros desaprova o desempenho de Lula à frente da maior economia da América Latina.