O presidente Lula participará, na quarta-feira (9), da 9º Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). O evento, que acontece em Honduras, reúne 33 países latinos e caribenhos, desde sua fundação em 2010.
As pautas são de questões atuais que afetam todos os membros, mas, neste ano, terá um enfoque em imigração e na reativação de um grupo de trabalho específico do tema dentro da Celac. Além disso, o Itamaraty informou que o presidente Lula levantará o tema do “tarifaço” de Donald Trump durante a Cúpula.
E ainda, o governo brasileiro deve propor uma indicação ao cargo de secretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A ideia é apresentar uma mulher latino-americana para suceder o português António Guterres, já que seu mandato chega ao fim em 2026.
Segundo o governo de Honduras, devem comparecer ao evento os chefes de Estado do México, da Colômbia, da Bolívia, do Uruguai, de Cuba, entre outros – ainda é incerta a presença do venezuelano Nicolás Maduro.