*Destaque, Brasil, Goiás, Notícias Gerais Nome do PT se apresenta à pré-candidatura ao Executivo Federal

O político disse que é preciso pensar um “novo PT” pós Lula

No sábado (12), Goiânia recebeu a visita do ex-ministro e pré-candidato à presidência nacional pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva, que se apresentou como candidato do presidente Lula. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Goiânia, no Auditório Jaime Câmara, e contou com a presença de lideranças da sigla, membros de movimentos sociais e sindicais, além da deputada federal Adriana Accorsi (PT) e os deputados estaduais Bia de Lima (PT) e Edward Madureira (PT).

A atuação política de Edinho é marcada por dois mandatos na prefeitura de Araraquara (SP), e pelo comando na Secretaria de Comunicação Social no governo Dilma (PT). Com motivações similares às do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, a escolha de Edinho Silva por lançar sua pretensão ao Executivo em Goiás visa ao reconhecimento e à apresentação como alternativa a nomes consolidados na política da região, especialmente em um estado que é mais adepto aos políticos de direita.

Cenário no partido

Dentro do Partido dos Trabalhadores, o clima é de incerteza. Isso porque está marcado para o mês de maio uma eleição interna à presidência da legenda, sendo um dos candidatos confirmados o prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá. O possível racha na sigla acontece por Quaquá não concordar com Edinho Silva como o nome do partido na corrida presidencial. Segundo informações do O Globo, no grupo de WhatsApp da Construindo um Novo Brasil (CNB), o prefeito da cidade carioca disparou: “Edinho não é meu candidato! De onde surgiu a candidatura dele? Qualquer militante pode ser candidato…Eu vou lançar a minha semana que vem!”.

É importante mencionar que, até a última atualização desta matéria, o presidente Lula ainda não oficializou sua preferência nem confirmou se tentará a reeleição em 2026.

Créditos da Imagem: Reprodução/Gabriel Neves no O Popular

Compartilar
Facebook
Compartilhar
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Facebook

Artigos Relacionados