*Destaque, Brasil, Notícias Gerais Mais Médicos: 407 profissionais iniciam atendimento em 22 estados


Médicos formados no exterior reforçam atenção primária em 180 municípios e 15 Distritos Sanitários Especiais Indígenas

Nesta semana, 407 médicos formados no exterior e aprovados no Módulo de Acolhimento e Avaliação do Programa Mais Médicos começaram a atuar em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) em 22 estados brasileiros. Os profissionais foram designados para 180 municípios e 15 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), com o objetivo de ampliar o acesso à atenção primária em regiões de difícil acesso e alta vulnerabilidade social.

Antes de iniciarem as atividades, os profissionais passaram por treinamento específico para atuar em situações de urgência e emergência, além de enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões onde vão atuar, como a malária. O Ministério da Saúde destaca que a chegada desses profissionais deve impactar positivamente as comunidades atendidas, reduzindo o tempo de espera por atendimento e promovendo avanços na saúde indígena.

28 mil médicos até o fim de 2025

Atualmente, cerca de 24,9 mil profissionais do Mais Médicos atuam em 4,2 mil municípios brasileiros, o que corresponde a 77% do território nacional. Dentre essas cidades, 1,7 mil apresentam altos níveis de vulnerabilidade social. A meta do governo federal é alcançar 28 mil profissionais no programa até o final de 2025.

Em dezembro de 2024, o programa registrou um marco ao atingir o maior número de médicos em atividade nos DSEIs, com 601 profissionais atuando nessas regiões. O Ministério da Saúde acompanha de perto o desempenho dos profissionais, utilizando o sistema e-SUS APS para registrar e monitorar o histórico dos pacientes, facilitando a integração entre a atenção primária e os demais níveis de cuidado.

Foto: Grax Medina/MS

Compartilar
Facebook
Compartilhar
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Facebook

Artigos Relacionados