*Destaque, Goiás, Política Daniel Vilela lidera missão internacional para impulsionar inovação digital em Goiás

O vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), está à frente de uma missão internacional que visitará a Estônia, Finlândia e Singapura, com o objetivo de buscar referências em inovação e transformação digital. A comitiva, que inclui os secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Economia, embarca neste sábado (26) e retorna em 4 de junho.

A iniciativa visa aprimorar a qualidade dos serviços públicos e fortalecer a economia estadual por meio da adoção de tecnologias avançadas. “Estamos investindo em tecnologia como vetor de desenvolvimento econômico, social e humano. Goiás quer ser protagonista nessa nova era digital”, afirmou Daniel Vilela.

Durante a viagem, a delegação participará da e-Governance Conference 2025, na Estônia — um dos principais eventos globais sobre governo digital, que reúne líderes de 90 países e CEOs de grandes corporações. A agenda também inclui visitas ao e-Estonia, referência mundial em serviços digitais, e ao Campus de Testes de Veículos Autônomos, em Singapura.

Goiás já possui iniciativas de destaque no setor, como o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da Universidade Federal de Goiás (UFG), criado em 2019 com apoio do governo estadual. Agora, o Estado planeja criar o Distrito de Inovação e Inteligência Artificial em Goiânia, buscando se tornar uma referência nacional nesse segmento.

A missão internacional também fortalecerá o programa e-Goiás – Transformação Digital dos Municípios, que já apoia 108 municípios e integra a Rede Estadual de Transformação Digital. Com a experiência adquirida nos centros internacionais, o governo pretende qualificar ainda mais suas ações e trazer soluções inovadoras para os desafios da prestação de serviços públicos digitais.

Compartilar
Facebook
Compartilhar
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Facebook

Artigos Relacionados