*Destaque, Brasil, Goiás, Política Caiado muda discurso e apoia fusão entre PP e União Brasil

Após críticas, governador diz que união dos partidos fortalece projeto nacional e abre caminho para sua candidatura à Presidência

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), mudou o tom e passou a defender a fusão entre seu partido e o Progressistas (PP), na tarde de ontem, terça-feira (29). Antes crítico do movimento, agora avalia que a união das siglas pode fortalecer um projeto nacional de centro-direita e abrir caminhos para a disputa presidencial de 2026. O discurso foi realizado durante solenidade, no Salão Nobre do Congresso Nacional, em Brasília.

“Essa junção nos traz a responsabilidade de vencer a eleição de 2026. Temos desafios pela frente, mas com honestidade, transparência, independência moral, reforma administrativa e redução dos gastos públicos, é possível moralizar o uso dos recursos e construir a nação que os brasileiros esperam. Não será um sonho futuro, será realidade em 2026”, disse o governador.

Em março, o governador havia classificado a fusão como “um tiro no pé” e alertado sobre o risco de conflitos internos com a sobreposição de lideranças estaduais. O avanço das negociações, no entanto, levou Caiado a recalcular a rota e enxergar na federação — que ainda aguarda aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) — uma estratégia para a sua candidatura à Presidência da República.

Com a união de PP e União Brasil, a nova sigla — que deve se chamar União Progressista — passará a contar com 109 deputados federais e 14 senadores, formando a maior bancada do Congresso Nacional. “É fundamental que, a partir de agora, trabalhemos com respeito e diálogo entre os diretórios, para que possamos fazer as melhores escolhas dos candidatos aos governos estaduais e ao Senado”, disse.

Foto: Júnior Guimarães

Compartilar
Facebook
Compartilhar
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Facebook

Artigos Relacionados