O evento acontece em diversos países do mundo, como Argentina, Canadá, Japão, Nova Zelândia, e outros.
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) vai promover, na próxima terça-feira (6), um evento para conscientizar sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs) – uma ação global que é simbolizada pelo Maio Roxo. A ação será das 8h ao meio dia, no Palácio Maguito Vilela.
O evento é uma alusão ao dia 19 de maio, que é o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (World IBD Day). O objetivo, pensado em parceria com a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), é conscientizar sobre os sintomas e diagnósticos dessas condições crônicas que afetam diversas pessoas no mundo, e apesar de não terem cura, os tratamentos garantem mais qualidade de vida aos pacientes.
Na Alego, o dia será coordenado por estudantes e profissionais voluntários, os quais orientarão o público e oferecerão apoio durante as atividades educativas. Além disso, também acontecerá caminhadas e iluminação de monumentos para ampliar o debate.
Conheça as DIIs
A Colite Ulcerativa é uma doença inflamatória do cólon (intestino grosso) e se caracteriza por inflamação da camada mais superficial, enquanto a Doença de Crohn pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal – ou seja: a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, o intestino delgado e grosso, reto e ânus. Os sintomas costumam ser diarreia, cólica abdominal, febre, sangramento retal, perda de apetite e de peso.
Não são fatais, nem contagiosas, mas podem ser passadas entre as gerações, sendo mais comum entre pessoas de 20 a 40 anos. E mesmo sem cura, os fármacos disponíveis, que atuam no controle da inflamação, são uma perspectiva de melhora de vida nos pacientes.
Fonte: Agência Assembleia de Notícias.
Crédito da imagem: Reprodução/iStock.