Em meio a críticas e repercussão negativa, os vereadores Léo José (Solidariedade), Luan Alves (MDB) e Romário Policarpo (PRD), presidente da Câmara Municipal de Goiânia, decidiram cancelar a viagem oficial que fariam à Suíça entre os dias 18 e 24 de maio. O objetivo era participar do III Benchmarking Internacional Resíduos Sólidos Suíça, evento voltado à discussão de soluções e inovações na gestão de resíduos sólidos.
A decisão foi comunicada por Policarpo à Diretoria Financeira da Câmara, segundo revelou a coluna Giro, do jornal O Popular. No ofício, o presidente da Casa justificou que, apesar de o evento representar uma oportunidade relevante para adquirir conhecimento técnico, “a participação no evento, neste momento, não é imprescindível”.
A desistência ocorre após a divulgação do custo da viagem, estimado em R$ 97 mil, o que gerou forte reação pública. A revelação foi feita pela CBN Goiânia, no mês passado, e provocou questionamentos sobre a necessidade e o impacto financeiro da ida dos parlamentares ao exterior.
A medida de cancelar a viagem é vista como uma tentativa de conter o desgaste político e responder às críticas da sociedade quanto ao uso de recursos públicos em tempos de contenção de gastos.