A exoneração de ministra aconteceu em meio a denúncias e críticas de petistas.
Em reunião no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (5), o presidente Lula transferiu o comando do Ministério das Mulheres de Cida Gonçalves para a assistente social e professora Márcia Lopes. A posse deve ser oficializada ainda hoje em edição extra do Diário Oficial da União.
A exoneração da ex-ministra Cida Gonçalves, que atua politicamente em movimentos sociais por questões de gênero e no combate da violência contra a mulher, aconteceu após críticas tanto de membros do PT, quanto de funcionários da pasta. Dentre os apontamentos, estão denúncias de assédio moral e racismo contra servidores. Além disso, alguns petistas afirmam que sua gestão não entregou os resultados esperados pelo governo.
Márcia Lopes já é figura conhecida na gestão do presidente Lula: em 2010, durante o segundo mandato, foi ministra da pasta de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, bem como, no período de 2004 a 2008, era Secretária deste Ministério. Já sua carreira acadêmica é graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), e também é professora, com mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Fonte: Agência Brasil, Metrópoles.
Crédito da imagem: Reprodução/Ricardo Stucket.