Levantamento da própria prefeitura aponta aumento na velocidade média em corredores movimentados; ações incluem sincronização de semáforos, ciclovias e faixas para motos
A Prefeitura de Goiânia afirma que ações da gestão de Sandro Mabel (União Brasil) contribuíram para melhorar a fluidez do trânsito em até 30% nos principais corredores da cidade. A informação foi divulgada por meio de levantamento interno, que aponta como destaque o eixo Castelo Branco/Mutirão, onde a velocidade média nos horários de pico teria subido de 16,4 km/h para 21,3 km/h.
Entre as medidas adotadas, estão a sincronização de semáforos, liberação de faixas extras para veículos, criação de ciclovias e reorganização do tráfego em vias de grande circulação. Essas ações integram o Programa Nova Mobilidade, que tem como objetivo reorganizar o trânsito e ampliar alternativas de locomoção, como o uso de bicicletas e o transporte coletivo.
Também está em curso o Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, que prevê intervenções em cerca de 300 km de ruas. A proposta é priorizar o transporte coletivo e garantir mais segurança para pedestres, ciclistas e motociclistas. Faixas exclusivas para motos, conversões livres à direita e a ampliação da malha cicloviária estão entre as iniciativas já implantadas.
No sistema BRT, a prefeitura afirma que iniciou a modernização dos semáforos para priorizar os ônibus em determinados cruzamentos. Segundo a gestão, o monitoramento é feito em tempo real por meio de um centro de controle.
Foto: Alex Malheiros