*Destaque, Goiás, Política Goiânia elege Sandro Mabel prefeito com 55,51% dos votos

Em uma disputa acirrada e polarizada, Sandro Mabel (União) foi eleito prefeito de Goiânia, conquistando 55,51% dos votos válidos com 94,20% das urnas apuradas, enquanto seu adversário Fred Rodrigues (PL) obteve 44,49%. Mabel, que contou com o apoio do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, enfrentou o candidato apoiado por Jair Bolsonaro, que esteve em Goiânia neste domingo para reforçar a campanha de Rodrigues.

Jair Bolsonaro, que considera as eleições municipais um passo estratégico, havia declarado como “questão de honra” a vitória de seus candidatos em Goiânia, Fortaleza e Manaus. No entanto, ele sofreu derrotas nas três capitais, em um revés significativo para o PL e para suas intenções de ampliar sua influência nas capitais.

No primeiro turno, Fred Rodrigues liderou a disputa com 31,14% dos votos, contra 27,66% de Mabel. No entanto, o segundo turno consolidou a vitória de Mabel, ampliando a base de apoio de Caiado em Goiás e mostrando uma crescente força política local independente de Bolsonaro.

Os resultados das urnas até agora, em que o PL venceu em apenas duas das nove capitais disputadas (Cuiabá e Aracaju), sugerem uma mensagem clara: a direita brasileira está mais ampla e diversa do que a figura de Bolsonaro.

Compartilar
Facebook
Compartilhar
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Facebook

Artigos Relacionados