A Operação faz parte de um trabalho que acontece desde 2023, a fim de proteger as terras de povos indígenas, o meio ambiente e a fauna local.
Durante esta semana, com encerramento marcado para quinta-feira (1º), uma ação conjunta entre a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Federal (PF) acontece no território indígena do Vale do Javari (AM). O objetivo é combater o garimpo ilegal que acorre na região.
A operação, que recebeu a alcunha de ‘Nidaid Isquim’, atua nessa região em que uma comunidade indígena vive isolada, exceto pela presença de garimpeiros. Os agentes informaram que destruíram 16 dragas – instrumento usado para extrair minerais do fundo de corpos d’água – e outros maquinários, uma vez que essas pessoas estão agindo em local proibido.
E ainda, a PF compartilhou outros objetivos da Operação: descobrir os líderes, os financiadores da atividade criminosa, além de possíveis relações com o crime organizado, bem como, monitorar outros crimes comuns no meio do garimpo ilegal, como o tráfico de animais silvestres.
A importância da ação vem em defender os povos originários, principalmente após um crime em 2022, em que o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram assassinados na região do Vale do Javari – segunda maior terra indígena do país.
Fonte: Agência Brasil.
Crédito da imagem: Reprodução/G1.