Audiência publica estava marcada para acontecer às 9h de hoje
Estava marcada para esta manhã (15) uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) com o secretário de Estado da Saúde (SES-GO), Rasível dos Reis Santos Júnior. Porém, ele cancelou seu comparecimento na sessão, que ainda não tem nova data definida. O encontro desta semana era a continuação de esclarecimentos iniciados em 12 de março deste ano, na presença dos deputados da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento. A pauta abordaria investimentos da pasta, como na audiência anterior, em que o secretário foi questionado sobre o número de leitos em UTIs, a fila de espera por cirurgias e superlotação de unidades estaduais.
Repercussão na Casa
A ausência de Rasível foi comentada por alguns parlamentares durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária de segunda-feira (14). Entre eles, o deputado Amauri Ribeiro (União Brasil) comentou que não conseguia entrar em contato com o secretário nem por telefone. Além disso, complementou que, mesmo sendo da base governista, espera por declarações do secretário: “O secretário da Saúde, se não tem o que temer, não vejo o porquê da negativa em estar aqui prestando esclarecimento”.
Por sua vez, Clécio Alves (Republicanos) fez críticas mais duras ao secretário Rasível e pediu para que ele fosse convocado à Casa, em vez de convidado, para evitar negativas de comparecimento. No mesmo sentido, Antônio Gomide (PT), apontou ressalvas ao titular da pasta citando a situação de um hospital estadual de Anápolis, cidade próxima a Goiânia. Ademais, o deputado Gustavo Sebba (PSDB) escalonou as críticas com denúncias de irregularidades com a contratação de uma organização social (OS) feita pela equipe da Saúde para cuidar do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ). De acordo com o parlamentar, os diretores do HMTJ são réus em ação por corrupção, improbidade administrativa e formação de organização criminosa.
Enquanto o presidente da Alego, Bruno Peixoto (União Brasil), afirmou aos membros da Casa que Rasível é honesto, íntegro e que conta com a confiança do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), complementando que: “O dr. Rasível trabalha com muita seriedade e responsabilidade. Nós vamos convidá-lo sim para vir a esta Casa, mas respeitando sua agenda, sem transformar esse evento em palanque político”.
Créditos da imagem: Reprodução/Tribuna do Planalto