O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), apresentou o projeto nº 25366/24, indicando Márcio Carvalho Santos como representante do Parlamento no Conselho Estadual de Educação (CEE). A nomeação será apreciada pela Casa e, se aprovada, terá vigência de quatro anos.
Perfil do indicado
Márcio Carvalho Santos é um educador com sólida trajetória em Geografia e História, atuando no ensino fundamental e médio desde 2008. Ele iniciou sua carreira como professor concursado na Prefeitura de Bonfinópolis e no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, e ao longo dos anos acumulou funções de liderança, como coordenador pedagógico e presidente de conselhos escolares.
Na Rede Municipal de Educação de Goiânia, onde é professor efetivo desde 2010, Santos também lecionou em diversas escolas estaduais, exercendo cargos de coordenação pedagógica e administrativa. Sua experiência abrange a gestão educacional, sendo conselheiro e presidente de órgãos como o Conselho Municipal de Educação de Goiânia e o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb.
Contribuições e formação acadêmica
Em 2023, Santos foi eleito vice-presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME). Ele é graduado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e possui especialização em Projetos Socioambientais e Socioculturais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Sua atuação destaca a integração entre educação e contexto social, com foco em gestão e políticas públicas para o setor.
Assumiu o mandato de vereador na Câmara Municipal de Goiânia em novembro de 2023, por determinação da Justiça Eleitoral. A decisão decorreu de uma ação que apontou irregularidades na cota de gênero nas eleições de 2020, resultando na substituição dos vereadores Bruno Diniz e Santana Gomes. Foi candidato a vereador pela capital, nas últimas eleições e embora não tenha sido eleito, recebeu 3.359 votos.