Foi aprovado nesta quinta-feira (12) pela Câmara Municipal de Goiânia o projeto de lei da vereadora Léia Klébia (Podemos), que prevê o fornecimento gratuito de bombas extratoras de leite materno pela Rede Pública Municipal de Saúde. A medida tem como objetivo principal promover alternativas para a amamentação de bebês, especialmente após o término da licença maternidade, quando muitas mães retornam ao trabalho e enfrentam dificuldades para manter uma rotina de amamentação.
“A bomba de extração de leite materno é fundamental para as lactantes. Além de permitir a continuidade da alimentação saudável dos bebês, ela incentiva a amamentação prolongada e facilita a doação de leite, contribuindo para o aumento da produção e armazenamento do alimento”, afirmou a vereadora.
Léia Klébia destacou ainda os benefícios do leite materno, apontados pelo Ministério da Saúde, como a capacidade de reduzir em até 13% as taxas de mortalidade infantil em crianças menores de cinco anos.
O projeto foi aprovado em última votação e agora segue para sanção do prefeito. Se implementada, a iniciativa trará benefícios diretos para lactantes e seus filhos, promovendo mais qualidade de vida e incentivando práticas de saúde essenciais para a infância.