*Destaque, Brasil Carteira de Trabalho Digital agora permite consulta a vagas do Sine

Atualização dos dados é essencial para acesso às ofertas de emprego

Os trabalhadores brasileiros contam agora com mais uma facilidade no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital: a consulta a vagas de emprego do Sistema Nacional de Emprego (Sine). O aplicativo, que substitui o antigo Sine Fácil, centraliza os serviços do Ministério do Trabalho e Emprego em uma única plataforma, otimizando a comunicação entre empregadores e candidatos.

De acordo com o Ministério, o novo recurso envia notificações ao trabalhador sempre que surgirem oportunidades compatíveis com seu perfil e localização. Para acessar as vagas, é necessário atualizar as informações pessoais e os objetivos profissionais no aplicativo, disponível gratuitamente para Android e iOS.

Como funciona

Os dados devem ser atualizados no ícone “maleta”, localizado na barra inferior da tela, ou na aba “emprego” do menu de opções. Após essa etapa, é possível consultar vagas no item “vagas de emprego”, que filtra as oportunidades de acordo com o perfil cadastrado. Caso alguma vaga seja de interesse, o trabalhador pode selecionar e acompanhar os próximos passos na seção “processos seletivos”.

Um serviço consolidado

A Carteira de Trabalho Digital se tornou o serviço mais acessado do governo federal em 2024, com mais de 724 milhões de acessos. Desde o lançamento, 81 milhões de brasileiros já baixaram o aplicativo, que exige login único pelo Portal Gov.br.

Além da intermediação de mão de obra, o aplicativo oferece uma série de serviços, como:

  • Consultas a contratos de trabalho vigentes e vínculos anteriores;
  • Acesso ao abono salarial, seguro-desemprego e benefícios emergenciais;
  • Notificações de qualificações profissionais;
  • Canal de denúncias trabalhistas;
  • Consulta de extratos do FGTS e do Caged.

Acesso pelo Portal Emprega Brasil

Além do aplicativo, os trabalhadores podem utilizar o Portal Emprega Brasil, também vinculado ao Portal Gov.br, para acessar os mesmos serviços.

Com a unificação das ferramentas, o governo federal busca ampliar a eficiência no atendimento ao trabalhador e facilitar o acesso às oportunidades de emprego em todo o país.

Compartilar
Facebook
Compartilhar
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Facebook

Artigos Relacionados