*Destaque, Brasil, Notícias Gerais CNU: aprovados serão convocados em maio

Portaria única do governo autorizará nomeações para 4.335 vagas em 16 órgãos federais

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que os aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) começarão a ser convocados a partir de maio. A medida foi possível após a sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.​

Nos próximos dias, o MGI publicará uma portaria única que permitirá a convocação de 4.335 candidatos aprovados para cargos que não exigem cursos de formação, de modo a abranger os oito blocos temáticos do concurso, de níveis superior e médio. Essa autorização fará com que os 16 órgãos e entidades federais participantes publiquem seus próprios atos de nomeação, dando posse aos aprovados de forma mais ágil e coordenada.

Entre os órgãos contemplados estão o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).​

Milhares de inscritos

O Concurso Nacional Unificado, apelidado de ‘Enem dos Concursos’, é a maior seleção pública já realizada no país. Reuniu mais de 2,1 milhões de inscritos e aplicou provas em 218 cidades brasileiras.

O modelo foi criado para tornar o processo de ingresso no serviço público mais ágil, transparente e acessível, reunindo diversas vagas de órgãos federais em um único certame.

Foto: Marcelo G. Ribeiro/JC

Compartilar
Facebook
Compartilhar
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Facebook

Artigos Relacionados