Em um discurso na Câmara dos Deputados, Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), veterano com mais de 50 anos de atuação pública e especialista em questões tributárias, fez duras críticas à especulação financeira e ao aumento das taxas de juros pelo Banco Central. Segundo ele, essas práticas prejudicam trabalhadores, empreendedores e o equilíbrio econômico do país.
Hauly destacou que a economia pertence ao povo, que gera riqueza nas diversas atividades produtivas do Brasil, como agricultura, indústria e serviços. Para o deputado, os impactos das altas taxas de juros afetam diretamente a criação de empregos, a renda da população e as finanças públicas. Ele classificou essas ações como um “crime contra a ordem econômica e a economia popular”.
Defesa da economia nacional
O parlamentar também apontou que, apesar de possuir indicadores econômicos melhores que os da maioria dos países da OCDE, o Brasil ainda enfrenta desafios para alcançar um maior destaque global. Ele reforçou que críticas ao governo não devem ser usadas para desestabilizar a economia, pedindo união em prol do desenvolvimento nacional.
“Somos uma terra abençoada. Precisamos nos unir para combater os reais problemas e não enfraquecer o que sustenta a nossa economia”, afirmou Hauly, em tom patriótico.
Trajetória e compromisso
Reconhecido por sua defesa de empreendedores e trabalhadores, Hauly é autor da lei que criou o Simples Nacional, sistema que beneficia micro e pequenas empresas. Em seu oitavo mandato, assumido após a cassação de Deltan Dallagnol, o deputado reafirma seu compromisso com as causas populares e o fortalecimento da economia brasileira.