O deputado Virmondes organizou dois momentos, na Alego, para discutir a saúde mental e a violência que estão presentes no cotidiano dos jovens.
Nesta segunda-feira (28), na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado Virmondes Cruvinel (União Brasil) apresentou o projeto de lei nº 7.610/2025, o qual propõe a criação do ‘Programa Estadual de Saúde Mental e Acompanhamento Psicológico para Jovens em Interação com Plataformas de Inteligência Artificial’.
Segundo ele, o maior objetivo é dar suporte e acompanhamento aos jovens que usam inteligência artificial para pedir ajuda emocional ou buscar companhia. E ainda, orientar corretamente o jovem e a família sobre as questões de saúde mental e uso responsável de recursos digitais.
Para embasar a proposta, o deputado justificou a ação com alguns dados: um deles, do Painel de Indicadores em Saúde Mental, do Ministério da Saúde (MS), aponta que mais de 50 mil atendimentos, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), em 2022, foram realizados com adolescentes e jovens adultos; bem como, usou um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) que informa as consequências do uso de assistentes virtuais nesses casos: dependência emocional, isolamento social, autodiagnóstico impreciso, piora do quadro, entre outros.
Vale destacar que nesta terça-feira (29), Virmondes também organizou uma audiência pública a fim de discutir o aumento de casos de violência entre os jovens, tanto nas escolas, quanto em ambientes virtuais.
Fonte: Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Crédito da imagem: Reprodução/Ruber Couto, Portal Política.