Luíz Manteiga Álvares de Campos, ex-prefeito de Campo Alegre de Goiás e proprietário da tradicional Cachaça Castelo Branco, morreu na madrugada desta segunda-feira (20), aos 82 anos, em Catalão, na região sudeste de Goiás. Ele estava internado no Hospital São Nicolau após sofrer um acidente doméstico e teve complicações de saúde.
De acordo com informações do hospital, Luíz enfrentava problemas de saúde e foi internado no sábado (18). Ele deixa a esposa, Marina Aparecida, com quem foi casado por 57 anos, além de quatro filhos e oito netos.
História e legado
Natural de Campo Alegre de Goiás, Luíz Manteiga teve uma longa trajetória de dedicação à cidade. Foi vereador entre 1971 e 1972 e prefeito de 1973 a 1976, período em que liderou a pavimentação das primeiras ruas do município. Ele também ocupou o cargo de superintendente de irrigação no governo de Henrique Santillo, entre 1987 e 1991, e foi vice-prefeito de sua cidade entre 2005 e 2008.
Além da carreira política, Luíz era conhecido como empresário. Aos 20 anos, assumiu a Cachaça Castelo Branco, fundada por seu avô, Sebastião Ferreira Álvares da Silva, em 1946. Sob sua liderança, a marca se tornou referência na região.
Homenagens
A Prefeitura de Campo Alegre de Goiás emitiu nota de pesar destacando a importância de Luíz para o desenvolvimento da cidade. “Luíz ajudou a construir e desenvolver a história do nosso município”, escreveu o atual prefeito, Douglas Sertório (PL).
Em homenagem, a prefeitura decretou luto oficial de três dias, durante os quais as bandeiras do Paço Municipal permanecerão a meio-mastro.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e sepultamento