*Destaque, Brasil, Política Famílias de candidatos eleitos em 2024 têm Bolsa Família cancelado

O governo federal cancelou os benefícios do Bolsa Família e do Auxílio Gás para 1.199 famílias que possuem integrantes eleitos no pleito municipal de 2024. A medida seguirá em vigor durante o mandato dos familiares eleitos. A decisão, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), busca garantir que os recursos sejam destinados exclusivamente às famílias que cumprem os critérios de elegibilidade do programa.

Quem foi afetado?

Entre os 1.199 casos, estão:

  • 7 famílias de prefeitos,
  • 19 famílias de vice-prefeitos, e
  • 1.168 famílias de vereadores.

Essas famílias já foram notificadas sobre o cancelamento, e novos pedidos ao programa por parte de famílias de candidatos eleitos também não serão aceitos.

Justificativa

De acordo com as regras do Bolsa Família, apenas famílias com renda per capita de até R$ 218 mensais podem ser beneficiadas. O cadastramento considera os integrantes que vivem na mesma casa e compartilham despesas e rendas.

Em nota, o MDS esclareceu que a medida não visa economizar recursos, mas sim aprimorar a focalização do programa, assegurando que o benefício alcance quem realmente se enquadra nos critérios de elegibilidade.

Novas orientações

O primeiro pagamento de 2025 do Bolsa Família começa na próxima segunda-feira, 20 de janeiro, com as mudanças já implementadas. Quem tiver dúvidas pode acessar os seguintes canais de atendimento:

  • Disque Social: 121
  • Caixa Econômica Federal: 111
  • Aplicativos do Bolsa Família e Caixa, disponíveis gratuitamente para download.

Criado para garantir dignidade e cidadania às famílias de baixa renda, o Bolsa Família segue regras rigorosas para assegurar que os recursos sejam destinados às pessoas mais necessitadas.

Compartilar
Facebook
Compartilhar
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Facebook

Artigos Relacionados