A Prefeitura de Goiânia deu início, neste sábado (4), ao primeiro mutirão de serviços urbanos da nova gestão, com foco na recuperação e manutenção da cidade. A ação, realizada na Região Noroeste, contempla serviços como limpeza urbana, coleta de lixo e entulhos, reparos em infraestrutura, troca de lâmpadas e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A iniciativa deve ser expandida para toda a cidade ao longo dos próximos 100 dias.
O mutirão começou pelos bairros Parque Tremendão, Jardim Fonte Nova, Morada do Sol, Vila Finsocial e Residencial Jardim Belvedere, onde equipes da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) realizam capina, roçagem de áreas verdes, limpeza de canteiros e rotatórias, remoção de entulhos e pintura de meios-fios. Já as praças recebem reparos e limpeza, com substituição de lixeiras, bancos, academias ao ar livre, playgrounds e pet places.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) participa da força-tarefa com operações de tapa-buracos, que utilizam 100 toneladas de massa asfáltica diariamente, além da desobstrução de bocas de lobo e substituição de lâmpadas queimadas.
Combate à dengue e ressocialização
Com o aumento dos casos de dengue, mais de 50 agentes de endemias foram destacados para realizar varreduras em busca de criadouros do mosquito. Além disso, uma sala de crise foi montada para monitorar a situação e reforçar as ações preventivas.
O mutirão também conta com o apoio de reeducandos do sistema prisional, que atuam nos serviços de limpeza por meio de um convênio com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás. Segundo Josimar Pires, diretor-geral de Polícia Penal, a parceria tem como objetivo contribuir para a ressocialização desses trabalhadores, com mais de 200 reeducandos participando da iniciativa.
Próximos passos
A Prefeitura prevê que o mutirão avance gradualmente para as demais regiões de Goiânia ao longo dos próximos meses. Estima-se um investimento de R$ 300 milhões na ação, que visa recuperar a infraestrutura da cidade e promover melhorias nos serviços urbanos.