Goiás alcançou a pontuação máxima na avaliação anual de transparência pública realizada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (13/11) durante o Encontro Nacional dos Tribunais de Contas em Foz do Iguaçu (PR). Com esse resultado, Goiás se torna o primeiro e único estado a atingir 100% no índice de transparência, reforçando o compromisso com uma gestão clara e acessível dos recursos públicos.
A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), responsável pelo Portal da Transparência, foi central para a conquista, promovendo o acesso público a informações fiscais e orçamentárias desde 2019. De acordo com o controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, o foco é o cidadão: “Nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso às informações fornecidas pelo Executivo estadual, promovendo maior controle social sobre os recursos públicos”.
O estudo da Atricon, parte do Programa Nacional de Transparência Pública, avaliou 10.354 portais de todas as esferas de governo, com base em 80 critérios, incluindo a publicação de dados sobre receitas, despesas e renúncias fiscais. A avaliação concedeu a Goiás o selo Diamante, nível mais alto da classificação, destacando o estado como referência em governança pública.
A secretaria-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, também destacou o papel do Escritório de Projetos, implementado na gestão atual, para aprimorar a gestão pública e garantir a continuidade de projetos estratégicos. Ele afirmou que a iniciativa foi fundamental para alcançar a excelência em transparência.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o governador Ronaldo Caiado celebrou o resultado, ressaltando que o estado está comprometido em demonstrar claramente como os recursos são arrecadados e utilizados: “Isso mostra que, quando se governa com transparência, o dinheiro se multiplica e os benefícios chegam”. Caiado também parabenizou os servidores pelo trabalho e dedicação em promover uma administração pública transparente.
Essa foi a segunda participação de Goiás na avaliação da Atricon, subindo do segundo lugar, alcançado no ano passado, para o topo do índice neste ano.