O decreto visa uma gestão estratégica, integrada e segura para melhorar a eficiência e a transparência do executivo municipal.
Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (16), o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) instituiu a Política de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (PGTIC), a fim de promover estratégia, integração e segurança dentro das ferramentas tecnológicas usadas pelos órgão do executivo goiano com fins comunicacionais.
No texto divulgado, os princípios revelados dizem respeito ao: foco nas particularidades das partes interessadas (usuários, gestores, sociedade); prestação de contas; conformidade com as normas; e usar a TIC como meio de transformação digital dos serviços públicos.
Ainda contém no decreto, a criação de um Comitê de Governança de Dados Estadual (CGDE) – porém, sua formatação não foi regulamentada até a última atualização desta matéria. Além disso, outras inovações estão nas regras para o uso da nuvem corporativa estadual e compartilhamento de dados entre os componentes do executivo, além da garantia que o Estado deve monitorar o desempenho da área, promover melhorias e soluções.
O grupo político que cuidará dessa questão e da aprovação do Plano Diretor de TIC são a Unidade Central de Tecnologia da Informação (UCTI), as Unidades Setoriais e o Comitê Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (CETIC).
Fonte: Mais Goiás.
Crédito da Imagem: Reprodução/Leo Iran.