*Destaque, Brasil, Notícias Gerais Haddad afirma que nova política nacional de data centers deve sair nesta semana

A reforma tributária entrará em vigor somente no próximo ano, mas os efeitos que afetam o mercado de data centers serão antecipados.

Nesta terça-feira (6), durante café da manhã com empresários e executivos do Vale do Silício, na Califórnia, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou a nova política nacional que desonera os data centers instalados no Brasil, permitida com a antecipação dos efeitos da Medida Provisória da reforma tributária – que, segundo ele, devem ser efetivas ainda nesta semana.

A proposta, que visa atrair investimentos de até US$ 2 trilhões pelos próximos anos, tem como diretrizes: a isenção de 100% dos tributos federais para o setor de data centers; redução no imposto de importação para produtos tecnológicos produzidos fora do Brasil; e desoneração total na exportação dos serviços produzidos por essas ferramentas.

O ministro falou ainda que a antecipação desse ponto da MP só foi possível pela inexistência de uma guerra fiscal entre os estados, pois, como esse campo não foi instaurado completamente no país, não há questões de organização claramente estabelecidas para que esses atores participem do setor de imediato.

Além disso, com a presença do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, no evento, mostrou-se que a capital planeja ser um polo de investimentos de data centers usados pelas grandes Big Techs atuantes no cenário global.

Fonte: Agência Brasil.

Crédito da imagem: Reprodução/Ministério da Fazenda.

Compartilar
Facebook
Compartilhar
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Facebook

Artigos Relacionados