*Destaque, Brasil, Política Jair Renan diz que ditadura militar foi “a melhor época do Brasil”

Declaração ocorreu durante votação de projeto que homenageia ex-prefeito assassinado pelo regime militar, em Balneário Camboriú

Durante a votação de um projeto de lei que institui o Dia Municipal da Democracia, em Balneário Camboriú (SC), o vereador Jair Renan Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmou que a ditadura militar brasileira foi “a melhor época do país” para “a maioria dos mais velhos”. A declaração provocou reações imediatas dos colegas de plenário.

A proposta, de autoria do vereador Eduardo Zanatta (PT-SC), homenageia o ex-prefeito da cidade Higino João Pio, assassinado em 1969, durante o regime militar. A data sugerida para a homenagem é 3 de março, dia da morte de Higino.

Contrário ao projeto, Jair Renan argumentou que ações do Partido dos Trabalhadores (PT) são “ideológicas” e questionou a legitimidade do golpe de 1964.

“Sabemos que tudo que vem do PT é de cunho ideológico […] O PT fala que é a favor da democracia, e que golpe foi esse em 64? O povo saiu às ruas pedindo que os militares assumissem o poder com medo do comunismo entrar no Brasil”, afirmou.

O vereador também contestou a autoridade dos colegas para defender a democracia e afirmou que muitos idosos consideram o regime militar como um período positivo na história do país.

“Que moral vocês têm para falar de democracia? Não tem nenhuma. Eu vejo vários vereadores aqui da base do governo assinando embaixo e muitos mais velhos que acompanharam o regime. Muitos mais velhos, se você perguntar, essa foi a melhor época do país”.

Jair Renan também criticou o fato de a homenagem ter como referência a data de falecimento de Higino Pio, dizendo que tributos, geralmente, são feitos em aniversários ou em datas associadas a acontecimentos positivos.

A declaração gerou reações no plenário. Eduardo Zanatta rebateu as falas do colega e defendeu a preservação da memória histórica.

“Antes de a gente entrar no nível de discussão de que terra é plana, eu vou sugerir então que o vereador Jair Bolsonaro faça uma breve visita no arquivo histórico do município, que tudo está à disposição, e assista a um filme produzido pela Lei de Incentivo à Cultura chamado ‘Higino Pio: Verdade Revelada’. Eu acho que é um início para conhecer um pouco da história de Balneário Camboriú”.

O vereador Marcos Kurtz (Podemos) também se manifestou, reforçando que o projeto não é sobre governo atual ou partido político, mas sobre reconhecer a importância da democracia e homenagear um prefeito eleito que não pôde exercer seu mandato por ter sido morto durante o regime militar.

Aqui, a nossa ideia é homenagear e acredito que todos nós vereadores, inclusive você, somos a favor da democracia. É isso que está sendo colocado aqui, instituir o dia da democracia para que a gente possa realmente enaltecer esse prefeito que foi eleito, mas que foi morto durante o mandato”, respondeu Kurtz.

O debate terminou sem consenso.

Imagem: Reprodução/YouTube

Compartilar
Facebook
Compartilhar
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Facebook

Artigos Relacionados