O prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), confirmou nesta quarta-feira (11) o médico Luiz Gaspar Pellizzer como o futuro secretário municipal de Saúde. Com início de gestão marcado para 2025, Mabel elogiou a experiência e a competência de Pellizzer, destacando sua participação ativa na equipe de transição e o compromisso com a reestruturação do sistema de saúde da capital.
“Pellizzer já conhece os problemas da nossa saúde e tem a competência necessária para trabalhar nas soluções. Ele contará com uma equipe igualmente capacitada para tirar Goiânia do colapso que enfrenta atualmente. Como afirmei na campanha, saúde é prioridade, e vamos atuar juntos para melhorar esse cenário”, enfatizou o prefeito eleito.
Pellizzer, por sua vez, destacou que está ciente das dificuldades e desafios da pasta, mas confiante de que, com gestão eficiente, será possível transformar a realidade. “A saúde de Goiânia exige um trabalho dedicado e contínuo. Com planejamento, gestão e equipe capacitada, é possível reverter a situação atual e entregar um atendimento digno à população”, declarou.
Perfil do novo secretário
Luiz Gaspar Pellizzer é médico formado pela UNIFENAS e possui mais de 10 anos de atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). Com vasta experiência na linha de frente e na gestão de unidades de saúde, é atualmente coordenador médico da UPA Flamboyant, em Aparecida de Goiânia.
Além disso, Pellizzer tem passagem por importantes hospitais da região metropolitana, como o Hospital do Coração de Goiás, HMAP e Hutrin. Também é professor e preceptor na UniRV, em Goiânia, e se especializa em Gestão de Saúde e Gestão de Saúde Pública. Ele possui certificações em Lean Six Sigma, ferramentas reconhecidas por sua eficácia na melhoria de processos e gestão eficiente.
Intervenção na Saúde
Enquanto a nova gestão não assume, a Secretaria Municipal de Saúde está sob intervenção determinada pela Justiça e solicitada pelo Ministério Público Estadual. O governador Ronaldo Caiado nomeou o médico Márcio de Paula Leite como interventor, a partir de recomendação de Sandro Mabel.
Com ampla experiência em medicina de urgência e auditoria médica, Márcio de Paula começou a atuar imediatamente, em conjunto com representantes do governo estadual, Ministério Público e superintendências da Secretaria Municipal de Saúde.
Mabel destacou a importância da medida. “Precisamos garantir que os recursos sejam aplicados onde são realmente necessários. Márcio de Paula tem conhecimento técnico e está preparado para trabalhar em equipe, garantindo o funcionamento básico das unidades de saúde até o fim da gestão atual”, afirmou o prefeito eleito.
Compromisso com a saúde
Com a indicação de Luiz Gaspar Pellizzer para 2025 e a intervenção coordenada por Márcio de Paula Leite, Sandro Mabel reafirma que a saúde será prioridade absoluta de sua gestão. “Estamos unindo esforços para devolver dignidade ao atendimento médico em Goiânia. A saúde da nossa população não pode esperar”, concluiu.