*Destaque, Brasil, Política Lula confirma Pedro Lucas como novo ministro das Comunicações

Anúncio foi feito na tarde de ontem, 10 de abril

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil) foi oficialmente confirmado pelo presidente Lula como novo ministro das Comunicações. Ele assume o cargo no lugar de Juscelino Filho, que deixou a pasta após denúncias de corrupção envolvendo seu mandato parlamentar.

A confirmação foi anunciada pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, após reunião no Palácio da Alvorada entre Lula e o parlamentar, na tarde de ontem, 10 de abril. A posse está prevista para ocorrer após os feriados de Páscoa e Tiradentes, permitindo que Fernandes organize sua licença da Câmara e viabilize a escolha de um novo líder para o União Brasil.

Fernandes assume a pasta com a missão de avançar na inclusão digital, especialmente em áreas remotas, e fortalecer os Correios como parceiros dos programas sociais do governo federal. Ele também é autor do Projeto de Lei nº 649/21, que propõe regras para garantir a transparência na remoção de conteúdos por provedores de internet e redes sociais, buscando assegurar o direito à ampla defesa dos usuários. ​

A escolha de Fernandes reflete a estratégia do governo de manter a aliança com o União Brasil, partido que possui uma das maiores bancadas na Câmara dos Deputados. O presidente Lula destacou que o partido tinha o direito de indicar o substituto de Juscelino Filho, mantendo a composição política da equipe ministerial.

Saída de Juscelino Filho

Juscelino Filho renunciou ao Ministério das Comunicações na última terça-feira (08), após ser acusado de desviar recursos públicos destinados à pavimentação de estradas no Maranhão, quando ainda era deputado federal. As acusações, que incluem corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, foram formalizadas pela Procuradoria-Geral da República. Filho nega as irregularidades e afirma que as denúncias não têm relação com sua atuação no ministério. ​

A saída de Juscelino marca a primeira baixa ministerial no terceiro mandato de Lula e ocorre em um momento de tensão entre o Planalto e o União Brasil, partido ao qual Pedro Lucas também faz parte. Para preservar a aliança política, o Presidente afirmou que a legenda teria o direito de indicar o novo titular da pasta.

Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

Compartilar
Facebook
Compartilhar
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Facebook

Artigos Relacionados