*Destaque, Brasil, Política Lula destaca papel das prefeituras como alicerce para o sucesso da União

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, nesta terça-feira (11), da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, e destacou a importância das prefeituras para o sucesso das políticas públicas federais. O evento reúne mais de 20 mil gestores municipais e tem como objetivo fortalecer a parceria entre a União e os municípios, ampliando investimentos locais e capacitando prefeitos na captação de recursos.

“A prefeitura é o alicerce para que a União dê certo, é o alicerce para que os governadores possam ter sucesso. Sem esse alicerce, a gente não consegue construir a casa forte que a gente precisa construir”, afirmou Lula durante o discurso. O presidente ressaltou que nenhum prefeito será discriminado por partido político e que as políticas públicas são destinadas ao “povo da cidade”.

O encontro, que ocorre até quinta-feira (13), conta com conferências, oficinas e estandes de diversos órgãos públicos, onde os gestores municipais poderão obter informações sobre programas federais e recursos disponíveis. Lula incentivou os prefeitos a explorarem as oportunidades oferecidas pelo governo. “Vocês vão visitar os estandes, conversar sobre projetos que já estão em prática, onde tem dinheiro que vocês ainda não foram buscar, o que falta para acontecer na cidade de vocês. Essa é uma oportunidade para garimpar corretamente”, disse.

O presidente também destacou a importância do desenvolvimento municipal para o progresso do país. “Eu voltei a governar para provar que este país tende a ser altamente desenvolvido, e ele só será desenvolvido se a cidade for desenvolvida. Não há Estado rico com cidade pobre, e não há cidade rica com o Estado pobre. É preciso que haja um compartilhamento das coisas entre o governo federal e o governo municipal”, afirmou.

PAC Seleções
Lula anunciou que o governo federal prepara um novo edital do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, voltado para projetos prioritários apresentados pelos municípios em áreas como saúde, educação, infraestrutura social e urbana, e mobilidade. “É a primeira oportunidade democrática de a gente não escolher ideologicamente a cidade que vai ser beneficiada, mas escolher aquela que melhor apresenta o projeto e que mais tem necessidade”, explicou.

A segunda etapa do PAC Seleções, prevista para 2025, permitirá que os prefeitos eleitos em 2024 apresentem suas demandas prioritárias. O programa abrange cinco eixos e 27 modalidades, executadas por ministérios como Cidades, Saúde, Educação, Cultura, Justiça e Esporte. A lista de obras já contempladas está disponível na página da Casa Civil da Presidência.

O evento também aborda temas como boa governança, sistemas informatizados, governança climática, assistência técnica, lideranças femininas e o pacto federativo brasileiro, reforçando o compromisso do governo federal em fortalecer a gestão municipal e promover o desenvolvimento sustentável em todo o país.

Compartilar
Facebook
Compartilhar
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Facebook

Artigos Relacionados