*Destaque, Goiás, Política Mabel anuncia projeto “Diretor Top 10” para qualificação de profissionais da Educação em Goiânia

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, anunciou nesta segunda-feira (17) o lançamento do projeto “Diretor Top 10”, voltado para a qualificação de profissionais da Educação na cidade. A iniciativa contemplará cinco diretores da Educação Infantil e cinco do Ensino Fundamental, que serão selecionados com base na gestão e atuação nas escolas. Como reconhecimento, os escolhidos participarão de cursos de formação e especialização no exterior por dez dias. O programa será implementado em 2026.

O anúncio aconteceu durante a abertura do projeto “Tessituras Pedagógicas: diálogos e ações com quem atua na Educação Infantil”, promovido pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME). O evento reuniu mais de 300 profissionais da área na Escola de Formação de Professores e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), no Setor Leste Universitário.

Investimento na qualificação profissional

Ao anunciar a novidade, Mabel ressaltou a importância da formação continuada para melhorar a qualidade da educação no município.

“Vocês vão sair daqui desse curso de formação não só como melhores diretores, mas também como grandes gestores que vão crescer profissionalmente. Queremos que a vida de vocês seja cada vez melhor. Por isso, digo que 25% de aplicação de recursos na educação, na manutenção e desenvolvimento do ensino, é muito dinheiro quando é bem aplicado”, afirmou o prefeito.

A titular da SME, Giselle Faria, também reforçou o compromisso da gestão com a qualidade da educação infantil. “O prefeito entende que não basta apenas atender as crianças, é preciso atendê-las bem, levando em consideração suas necessidades”, destacou.

O projeto “Diretor Top 10” tem como referência o modelo aplicado pelo Sesi/Senai, que já proporcionou formação qualificada a diversos profissionais da educação no Brasil.

Tessituras Pedagógicas

Durante o evento, também foi apresentado o projeto “Tessituras Pedagógicas”, que busca criar espaços de diálogo e reflexão sobre a Educação Infantil. Com encontros formativos mensais até novembro, a iniciativa abordará temas como ética, política, estética e pedagogia. Todo o processo será documentado e resultará em uma publicação ao final do ano.

Entre os palestrantes do evento estavam os professores doutores José Firmino de Oliveira Neto, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e Ângela Scalabrin Coutinho, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ambos abordaram questões como a relação da criança com a natureza e a construção de espaços brincantes nas instituições de Educação Infantil.

A cerimônia também contou com a presença do deputado estadual Virmondes Cruvinel, do vereador Wellington Bessa e de outras autoridades.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Goiânia reforça seu compromisso com a educação e a valorização dos profissionais da Rede Municipal, investindo em capacitação para garantir um ensino de qualidade para as crianças da capital.

Compartilar
Facebook
Compartilhar
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Facebook

Artigos Relacionados