*Destaque, Brasil, Política MEC destaca redução na abstenção e aumento de inscritos no ENEM com foco em inclusão

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 registrou uma redução no índice de abstenção, que caiu de 28,1% em 2023 para 26,6%. Em coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o resultado reflete a prioridade do governo federal em aumentar o acesso à educação e o alcance do Enem, especialmente entre estudantes da rede pública.

O Ministério da Educação (MEC) também comemorou o aumento de inscritos entre os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas, que chegou a 94% este ano, contra apenas 58% no ano passado. Em 14 estados, todos os estudantes concluindo o ensino médio em escolas públicas realizaram inscrição. O Maranhão, com 83%, foi a única exceção na Região Nordeste. O ministro Camilo Santana apontou esses números como prova do sucesso das políticas de incentivo à participação estudantil: “Esse salto representa quase 1 milhão de inscritos a mais, um reflexo direto do nosso esforço em apoiar o ingresso de jovens no ensino superior,” declarou.

A aplicação das provas, que cobriu 1.753 municípios e quase 150 mil salas, também seguiu novos critérios logísticos implementados pela atual gestão, com 90% dos estudantes alocados a até 10 quilômetros de suas residências. “Esse foi um avanço fundamental na gestão do Enem, que busca oferecer igualdade de acesso e reduzir as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, em especial os das áreas mais distantes”, afirmou Santana. Ele também garantiu que o reforço nos protocolos de segurança evitou atrasos na entrega das provas e preveniu problemas de logística.

O ministro ressaltou ainda que os esforços atuais integram um compromisso mais amplo do governo para fortalecer o acesso à educação e diminuir a evasão escolar em todo o país.

Fonte: Agência Brasil

Compartilar
Facebook
Compartilhar
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Facebook

Artigos Relacionados