Análise, por Sucena Hummel, contadora e presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO)
Com a escolha dos novos representantes, prefeito e vereadores, a população de Goiânia aguarda mudanças significativas nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, mobilidade e principalmente o desenvolvimento da economia para geração de renda e emprego. É fundamental que as novas lideranças adotem políticas públicas que priorizem a eficiência e a transparência, garantindo que os recursos sejam investidos de maneira adequada. Além disso, a promoção de parcerias entre o setor público e privado pode impulsionar iniciativas que gerem emprego e fomentem o empreendedorismo local.
O prefeito eleito por Goiânia, Sandro Mabel, contador por formação com registro ativo no Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) e administrador, com seu perfil de gestor, a população poderá contar com iniciativas voltadas ao empreendedorismo, promovendo políticas que favoreçam o crescimento de pequenas e médias empresas. Para isso, esperamos que haja um diálogo aberto entre a administração pública, as entidades de classe e a população, para criarmos um ambiente de colaboração e encarrar os grandes problemas que a Capital enfrenta.
E por falar se falar em tempos difíceis, a má gestão dos recursos públicos reflete em uma alta burocracia em várias esferas, desde a falta de investimento em tecnologia e cobrança taxas, problemas esses que refletem em baixos investimentos e instalações de novas empresas em Goiânia, fazendo com que a cidade, porta de entrada do Estado de Goiás, se torne uma região dormitória. A implementação de ações emergentes pode garantir que Goiânia volte a ser um polo econômico e de inovação.
O diálogo técnico será um dos caminhos que o novo governo tem para amenizar impactos do desastre administrativo e econômico que estamos vivendo, desenvolvendo com muita habilidade a construção e formação de alianças, demostrando a capacidade de agregar e transitar, tanto no meio político ou no campo institucional.
Vamos viver tempos difíceis para equalizar as demandas e necessidade da cidade, por isso a importância da Parceria Público-Privada (PPP), permitindo não apenas a mobilização de recursos financeiros, mas também a expertise do setor privado, o desenvolvimento mais sustentável e inclusivo, que pode trazer inovações e eficiência na gestão de projetos. Essa aliança pode acelerar a implementação de obras essenciais, como transporte público, saneamento e habitação, que muitas vezes enfrentam atrasos devido à burocracia estatal. A transparência e o acompanhamento rigoroso dos contratos garantem com que as promessas feitas sejam cumpridas e que a população se beneficie efetivamente das melhorias.
As entidades de classe representam canal crucial para garantir que as vozes e demandas dos profissionais que utilizam os serviços públicos, sejam ouvidos nas decisões que afetam suas áreas de atuação, contribuindo com as normativas e execução final dos serviços. Além de facilitar a comunicação entre os profissionais e os gestores públicos, os diálogos também desempenham um papel importante na formação de políticas públicas mais justas e eficientes, ao fornecer dados e análises que refletem as realidades do setor.
Iremos trabalhar sempre para termos um diálogo eficaz e resolutivo, que não fica somente em promessas e reuniões improdutivas, o caminho do sucesso para administração pública é o diálogo, boa gestão, habilidade política e comunicação. É fundamental que esse diálogo seja contínuo e inclusivo, garantindo que diversas vozes sejam representadas. A transparência nas discussões em prol da melhoria por Goiânia – e em consequência o Estado, e a disposição para ouvir críticas e sugestões são essenciais para construir um ambiente de confiança. Somente dessa forma, podemos construir uma administração pública mais responsiva e alinhada às reais necessidades da sociedade.