Cerimônia na Praça de São Pedro marca início do pontificado do norte-americano Robert Francis Prevost
O papa recém-eleito Leão XIV será oficialmente empossado no próximo dia 18, em uma missa solene marcada para as 10h (horário de Roma; 5h de Brasília), na Praça de São Pedro, no Vaticano. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (9) pela Santa Sé.
A cerimônia marca o pontificado do 267º sucessor de São Pedro e líder da Igreja Católica, que hoje reúne cerca de 1,4 bilhão de fiéis em todo o mundo. Leão XIV sucede ao Papa Francisco, falecido no dia 21 de abril.
Conclave
O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi escolhido pelos demais cardeais e apresentado ao mundo a partir da sacada central da Basílica de São Pedro, na quinta-feira (8). Ele é o primeiro papa dos Estados Unidos e optou por adotar o nome Leão XIV, evocando a memória dos papas anteriores que levaram o nome Leão, especialmente Leão XIII, conhecido por sua encíclica Rerum Novarum, que abordou a questão social.
O lema episcopal do novo papa é In Illo uno unum, trazido para “Em um somos só um”, uma citação de Santo Agostinho que expressa a unidade dos cristãos em Cristo. “Embora nós, cristãos, sejamos muitos, no único Cristo, somos um”, disse Agostinho em um sermão sobre o Salmo 127.
Antes da missa de posse, o papa Leão XIV terá dois compromissos importantes. No próximo sábado (10), ele se reunirá com os cardeais que participaram do conclave. Já no domingo (11), fará sua primeira aparição pública como pontífice, com uma oração e uma saudação especial da sacada da Basílica de São Pedro.
A expectativa é que a posse reúna milhares de fiéis, chefes de Estado e representantes de diversas religiões, repetindo o cenário tradicional de grandes cerimônias vaticanas.
Com informações da Agência Brasil
Foto: Alberto PIZZOLI/AFP