*Destaque, Goiás, Política Prefeitura de Goiânia anuncia criação de 10 mil novas vagas na Educação Infantil até junho de 2025

A Prefeitura de Goiânia anunciou nesta terça-feira (7/01) a criação de 10 mil novas vagas para a Educação Infantil até junho deste ano, sendo 5 mil delas disponíveis já nos primeiros 100 dias de 2025. A meta inicialmente prevista na campanha do prefeito Sandro Mabel era de 9 mil vagas, mas a demanda foi ampliada.

A expansão será viabilizada por meio de convênios com entidades do terceiro setor e otimização da infraestrutura existente, como a adaptação de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e o uso de módulos, permitindo a inclusão de mais crianças sem a necessidade de grandes obras. “Já contratamos quase 3 mil vagas em parcerias com instituições como a Igreja Videira e a Assembleia de Deus, que estão adequando seus espaços para atender à demanda”, explicou Mabel.

O prefeito também ressaltou que a gestão municipal está trabalhando na reestruturação do quadro de profissionais da educação, reintegrando professores às salas de aula e revisando licenças médicas. Caso necessário, novas contratações serão realizadas. “Não vai faltar professor. Estamos trabalhando para ajustar a rede e, se precisarmos, vamos contratar mais profissionais”, afirmou.

Uma das inovações destacadas foi a adaptação dos horários de funcionamento de algumas unidades, como o CMEI da região do Ceasa, que terá horários ajustados para atender mães que começam a trabalhar de madrugada. “Estamos ajustando o atendimento para melhor atender essa necessidade”, disse Mabel.

Além disso, a Prefeitura de Goiânia tem atualmente 30 obras de CMEIs em andamento e está revisando contratos e avaliando obras paradas. “A construção de novos CMEIs leva tempo, mas nossa prioridade agora é garantir vagas imediatas para as crianças”, afirmou o prefeito.

Mabel destacou ainda que a parceria com o terceiro setor será permanente, com o objetivo de oferecer vagas de qualidade perto da residência das famílias. “A ideia é evitar que as mães precisem percorrer grandes distâncias para levar seus filhos à escola”, explicou.

O processo de solicitação de vagas será realizado a partir das 12h no site da Secretaria Municipal de Educação (SME). A pré-matrícula poderá ser feita após o cadastro antecipado, que deve ser feito exclusivamente online. A novidade é que um novo sistema de georreferenciamento está sendo desenvolvido, com o objetivo de alinhar as vagas à localização das famílias, reduzindo os deslocamentos.

“Queremos flexibilizar o atendimento para oferecer mais conforto às famílias, considerando também a proximidade do trabalho ou o acesso por transporte público. Nosso foco é melhorar a qualidade do atendimento”, concluiu Mabel.

Compartilar
Facebook
Compartilhar
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram
Facebook

Artigos Relacionados