A Prefeitura de Goiânia, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Educação (SME), inicia nesta sexta-feira (21/03) a vacinação de crianças na rede municipal de ensino. A ação tem como objetivo facilitar o acesso dos pequenos aos imunizantes e ampliar a cobertura vacinal contra doenças como poliomielite, hepatite, febre amarela, sarampo, entre outras. A vacinação será realizada em dias diferentes nas unidades, conforme o calendário estabelecido pelas equipes multiprofissionais.
A iniciativa foi anunciada pelo prefeito Sandro Mabel na última semana e começa pelos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) das regiões noroeste, oeste, leste e sudoeste da capital. “Cada vacina é um presente que você dá ao seu filho. A vacinação nas escolas é uma estratégia eficaz e inclusiva para a proteção da saúde coletiva”, destacou o prefeito.
Como funcionará a vacinação
As crianças já receberam os termos de autorização para recebimento das vacinas nas unidades de ensino. Os pais ou responsáveis devem enviar aos CMEIs o documento assinado e a caderneta de vacinação das crianças até a data da ação. A primeira etapa da campanha prioriza imunizantes indicados para a faixa etária das crianças, como as vacinas contra poliomielite, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), pneumocócica 10, meningocócica C, hepatite A, DTP (difteria, tétano e coqueluche), febre amarela e Covid-19.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, explicou que a vacinação nas escolas é uma forma de ampliar o alcance da imunização. “Muitos pais enfrentam barreiras para levar os filhos até as unidades de saúde, e isso aumenta a cobertura vacinal, prevenindo surtos de doenças evitáveis, reduzindo a mortalidade infantil e ampliando a proteção coletiva”, afirmou.
Calendário de vacinação nos CMEIs
A vacinação ocorrerá em datas específicas em cada unidade. Confira o calendário completo:
- 21/03: CMEI Josefa Lopes – Vila Mutirão; CMEI Minervina – Recanto das Minas Gerais;
- 24/03: CMEI Cristiano Emídio – Jardim Brasil; CMEI Clemente Raimundo Sauthier – Parque Santa Rita;
- 25/03: CMEI Brisas da Mata;
- 26/03: CMEI Parque Atheneu; CMEI Tia Jovita – Vila Pedroso; CMEI Professora Nair Lacerda – Condomínio das Esmeraldas; CMEI Setor União; CMEI Clemente Raimundo Sauthier – Parque Santa Rita;
- 27/03: CMEI Vovó Islena – Residencial Estrela D’Alva; CMEI Nossa Senhora Aparecida – São Domingos;
- 28/03: CMEI Primavera – Jardim Primavera; CMEI Alegria de Aprender – Jardim Curitiba;
- 31/03: CMEI Jardins do Cerrado I;
- 01/04: CMEI Ipê Amarelo – Jardim do Cerrado IV;
- 02/04: CMEI Goiânia Viva; CMEI Cora Coralina – Bairro Goiá;
- 03/04: CMEI Domiciano de Faria – Residencial Eli Forte; CMEI Real Conquista; CMEI 13 de Maio – Goiânia Viva; CMEI Condomínio Rio Branco;
- 04/04: CMEI Oriente Ville; CMEI Bairro Goiá;
- 07/04: CMEI Recanto das Garças;
- 08/04: CMEI Setor Santos Dumont;
- 09/04: CMEI Juliana Pires – Residencial Ytapuã;
- 10/04: CMEI Herdeiros do Futuro – Bairro São Francisco;
- 11/04: CMEI Centro Promocional Todos os Santos III – Bairro São Francisco;
- 14/04: CMEI Buena Vista.
Importância da vacinação
A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir doenças e proteger a saúde pública. A iniciativa da Prefeitura de Goiânia busca garantir que mais crianças sejam imunizadas, especialmente aquelas que enfrentam dificuldades para acessar os postos de saúde. Além de proteger individualmente, a vacinação em massa contribui para a imunidade coletiva, reduzindo a circulação de vírus e bactérias e prevenindo surtos.
A ação reforça o compromisso da administração municipal com a saúde infantil e a educação, integrando esforços para garantir um ambiente seguro e saudável para as crianças da rede pública de ensino.
Com informações e foto da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia.